Ximene Rego tem feito um percurso entre a clínica, a investigação e a academia. É psicóloga clínica (FPCEUP, 2000), membro-efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula nº 6718) e membro da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas, onde é psicoterapeuta em treino.
É doutorada em Antropologia (ISCTE-IUL, 2014), pós-graduada em Criminologia (FDUP, 2003) e mediadora de conflitos (Lusófona, 2004). Colabora com a Unidade de Consulta Psicológica de Comportamentos Aditivos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. É investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar Sobre Justiça (CIJ) da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Além das diversas publicações de especialidade e de opinião, é autora do livro A Imagem Predatória da Cidade: Uma etnografia do Medo. Desenvolve prática clínica com adultos e jovens adultos desde 2002. She has been developing clinical work with adults and young adults since 2002.
Lucas Pimentel é psicólogo clínico e da saúde e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula nº 27930). É membro do Centro Português de Psicanálise – Associação Lacaniana Internacional (CPP-ALI) – e possui formações diversas no âmbito da psicoterapia psicodinâmica.
Colabora com a Unidade de Consulta Psicológica de Jovens, Adultos e Idosos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e realiza o doutoramento na mesma instituição.
Alexandra Oliveira Ramos é psicóloga clínica, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula nº 11187) e sócia da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, onde é psicoterapeuta em formação.
Desde 2008, em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, desenvolve investigação científica nas áreas do comportamento desviante e do desporto, educação e comunidades, com publicações científicas associadas.
Tem formação especializada na intervenção com adolescentes e adultos pelo Instituto de Formação e Terapêutica Psicanalítica do Porto, e em sexualidade humana pela Universidade Lusófona de Lisboa. Concluiu o Curso Superior de Medicina Legal lecionado pelo Instituto de Medicina Legal do Porto e é técnica de apoio à vítima.
Desenvolve prática clínica com adolescentes e adultos desde 2011.
Joana da Gama é mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) com especialização em Comportamento Desviante. É membro-efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula nº 24822).
É psicóloga clínica na Unidade de Consulta Psicológica de Comportamentos Aditivos, bem como investigadora externa do Centro de Ciências do Comportamento Desviante. Encontra-se a concluir o doutoramento em Psicologia da FPCEUP.
Let's Talk Psicologia